CURAÇÁ - DESFILE DOS VAQUEIROS REFORÇA UNIÃO DE TODOS PELA FESTA

Às 15h da tarde desse sábado aconteceu o Desfile Oficial da Festa dos Vaqueiros de Curaçá 2013, com o tema “60 anos de cultura e tradição”, em homenagem aos sessenta anos da primeira Festa dos Vaqueiros de Curaçá realizada em 1953.

O Desfile foi iniciado, na verdade, na Fazenda Saudade. Na Cidade, começou no contorno do Bairro Adolfo Viana, seguindo pela Avenida Euvaldo Aquino. Mais de 300 vaqueiros e vaqueiras devidamente encourados e encouradas, isto é, trajados e trajadas como o vaqueiro trabalha no cotidiano. Além destes, mais de cem pessoas seguiram o Desfile também montados, mas não encourados. Ainda teve o Clube do Jegue, com dezenas de participantes, todos montados em jumentos. Enfim, todos unidos: de várias partes do Município, de outros municípios e até de outros estados.

Havia uma separação entre vaqueiros na Festa, a qual durou 14 anos. Esse ano, Sociedade dos Vaqueiros e Associação de Vaqueiros e Pecuaristas de Curaçá – Avapec coordenaram juntas o Desfile, com todo apoio da Prefeitura de Curaçá que disponibilizou carros de som, ambulância e animadores. 

As comissões da Sociedade dos Vaqueiros e Avapec guiaram o Desfile que seguiu pela Avenida Dr. Pedro Torres até o Cruzeiro. Também participaram as comissões de vaqueiros de Abaré, Serrote do Tirano, Riacho Seco, Projeto Curaçá, Santa Maria da Boa Vista, Chorrochó, Belém do São Francisco, Uauá e os Vaqueiros Desmantelados que homenageavam o vaqueiro Dnard Andrade (in memorian). O momento de oração aconteceu justamente no Cruzeiro. A seca foi evidenciada nas preces dos vaqueiros. Os versos dos aboiadores Zezinho, Fernando e outros, que animavam o Desfile, tinham diversos temas, especialmente os 60 anos da Festa.

Após as preces, os vaqueiros seguiram, pela Avenida José Amâncio Filho, em direção à Avapec onde, à noite, acontece uma corrida de argolinha e será servido o jantar de recepção aos vaqueiros.







Informações de Maurízio Bim, Assessor de Comunicação da Prefeitura de Curaçá

Comentários

O PORTALPDF.COM agradece sua visita e comentário.
Acompanhe e curta nosso conteúdo.